Benefícios da Mediação Empresarial

A Mediação Empresarial é um procedimento voluntário, sigiloso e cooperativo no qual um terceiro (o mediador) imparcial facilita a comunicação entre as pessoas ou as empresas em conflito, permitindo desconstruir impasses e manter ou melhorar as relações empresariais. As partes poderão gerar juntas opções para solucionar o conflito e obter melhores resultados em termos qualitativos e quantitativos.

Dentre os benefícios da Mediação Empresarial, destacam-se: Sigilo e Confidencialidade; Autonomia das partes (que são as protagonistas do procedimento, controlando o seu resultado); Custos diretos (tangíveis) e indiretos (intangíveis) menores do que os de outras formas de solução de conflitos, tais como a Arbitragem e o Processo Judicial; Celeridade, pois a Mediação se realiza em tempo bem menor também do que em comparação a outras formas, tais como a Arbitragem e o Processo Judicial; Flexibilidade e Oralidade, em procedimento que praticamente se molda à necessidade das partes.

A Mediação Empresarial é, portanto, um caminho autocompositivo, ainda novo e pouco trilhado em nosso País, e que deverá se tornar cada vez mais utilizado e prestigiado por pessoas e empresas que valorizam a cultura de pacificação das relações e da continuidade dos negócios.

 


ALEXANDRE PALERMO SIMÕES
Pós-graduado em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. Treinado em Negociação pela Scotwork e pela University of California, Berkeley.  Professor do Curso de Mediação Empresarial do CEU-IICS Escola de Direito.